terça-feira, 14 de junho de 2011

Opinião da integrante Priscila Azevedo a respeito da violência nos estádios:



Violência nos estádios: É preciso dizer não!

Muitos torcedores da dupla grenal, por não aceitarem perder ou ver seu adversário conquistar uma partida, partem para a violência e acabam transformando estádios de futebol em locais de pancadaria.



Paixão, segundo o dicionário, é um sentimento excessivo; amor ardente; afeto violento. Para o gaúcho, tratando-se de futebol, estar apaixonado é algo incomparável e incontrolável. Ao ver os jogadores entrarem em campo, a boca seca, o coração dispara, o corpo treme, enfim, é uma mistura inexplicável de sensações que fazem da dupla gre-nal um dos assuntos mais constantes entre homens, mulheres e crianças do Rio Grande do Sul. Mas juntamente com esse amor e afeto, cresceu também a rivalidade entre os dois clubes, despertando nos torcedores ódio e violência, e transformando os estádios em verdadeiros campos de guerra.
Músicas depreciativas; destruição de patrimônios públicos (como pichações em praças); utilização de redes sociais; enfim, tudo tem sido válido para ofender o adversário. E quando as ofensas não são suficientes, as chamadas “torcidas organizadas” partem para a agressão física, chegando muitas vezes a um resultado de morte.
Essa vem sendo a realidade do futebol em nosso estado. O esporte que deveria servir para reunir amigos e família de uma forma sadia, está vitimando e amedrontando cada vez mais pessoas em todas as cidades. Vídeos como o que está abaixo mostram que a intolerância diante de uma derrota está presente até mesmo entre os próprios atletas. Veja:



Para completar esse cenário de verdadeira falta de compreensão da torcida e dos jogadores, temos presente à impunidade, onde nenhuma providência eficaz é tomada para acabar com esse problema. Desta forma, não sendo punidos, os agressores acabarão por se multiplicar e a situação ficará cada dia mais fora de controle. Até mesmo crianças e adolescentes estão agindo de forma violenta quando frente à derrota de seu clube ou a vitória do adversário.
O vídeo a seguir mostra cenas de pancadaria entre pessoas que afirmam “torcer” para seu time:
                                                                                                                                            
           As confusões envolvendo torcida e jogadores da dupla gre-nal não são novidade. Surgiram com o inicio da carreira dos clubes e continuarão a existir se providências não forem tomadas. Sendo assim, cabe a nós, gremistas e colorados, darmos um basta em tudo isso. É nosso direito exigir maior policiamento nos estádios e investimento em medidas que incentivem a paz no futebol, bem como fazer a nossa parte, conscientizando-nos de que é preciso possuir “espírito esportivo”, compreendendo que perder e vencer são situações inconstantes, e que a violência ou os insultos não mudarão o resultado de uma partida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário