terça-feira, 14 de junho de 2011

História Gre-Nal em Campeonatos Brasileiros
            
             
          Grêmio e Internacional são dois dos clubes mais tradicionais em Campeonatos Brasileiros. O Colorado foi o primeiro clube gaúcho a conquistar o título. Com um time que teve muito sucesso na década de 70, acabou sendo três vezes campeão: 1975, 1976 e 1979. Na primeira vez, bateu o Cruzeiro na final, vencendo o jogo por 1x0. O gol foi marcado pelo chileno Figueroa, um dos maiores ídolos da história do clube. Esse gol ficou conhecido como “gol iluminado”, pelo fato curioso de ter surgido um facho de sol exatamente onde Figueroa pulou para cabecear a bola que resultaria no gol do título. Em 1976, sem nem a champagne da comemoração do ano anterior ter acabado, o Internacional se torna Bicampeão Brasileiro. O adversário batido dessa vez foi o Corinthians, numa vitória de 2x0, com gols de Dario, que foi o artilheiro da competição com 16 gols marcados e Valdomiro. Já em 1979, o Colorado protagonizara um fato inédito até a presente data: foi Tricampeão Brasileiro de forma invicta. Em 23 jogos, foram 16 vitórias e 7 empates. Nenhuma derrota! O adversário da final foi o Vasco da Gama, em uma vitória de 2x1. Jair e Falcão, atual técnico e maior ídolo da história do clube, marcaram para o Inter e Wilsinho marcou para o Vasco. 
Quanto ao Grêmio, em 03 de maio de 1981 mostrou ao Brasil a força das cores azul, branco e preto quando conquistou o Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Venceu o São Paulo, que na época tinha vários jogadores da seleção Brasileira, por 1 x 0. O gol histórico foi marcado pelo artilheiro Baltazar, aos 20 minutos do segundo tempo, e obrigou o Morumbi a ver a festa de uma pequena e apaixonada torcida gremista no final do jogo.  A campanha de 1996 foi mais difícil. Logo na estréia, o gol foi marcado pelo adversário. Já na final, o Grêmio perdeu de 2 x 0 para a Portuguesa de Desportos, em São Paulo. Empenhou-se muito para o próximo jogo, em Porto Alegre, pois precisava da diferença de dois gols para ser bicampeão brasileiro. Num domingo ensolarado, 15 de dezembro, o artilheiro Paulo Nunes diminuiu esta diferença já nos dois minutos do primeiro tempo e Aílton marcou o gol do título no final da partida.
O inacreditável aconteceu em 26 de novembro de 2005, quando foi Campeão Brasileiro da Série B. O último jogo foi intenso, Estádio dos Aflitos, em Recife. O adversário era o Náutico, que perdeu um pênalti ainda no primeiro tempo. O empate classificava o tricolor, mas com apenas 7 jogadores em campo era complicado manter o placar. Então, Anderson impressiona a todos ao marcar um golaço, levantar a taça e mostrar a garra gremista, que o mundo todo invejou.

Seguem tabelas ilustrativas das campanhas a partir de 2002:
(clique na foto para ampliar)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário